Regulagem da pressão da injetora

Bombas injetoras, possuem rotor centrifugo, e são aplicadas nos casos em que a altura de sucção é maior que 8 metros, e não é possível a utilização de uma motobomba centrifuga convencional. Este modelo de motobomba, precisa de um injetor para seu funcionamento, o qual é instalado ao final da tubulação que fica dentro do poço. A motobomba possui três conexões em seu corpo: conexão de recalque, de retorno para o injetor e de sucção.



Toda motobomba injetora precisa de uma pressão em cima do injetor. Na faixa de 60 a 70% da vazão retorna para o injetor. Por este motivo, a Lepono do Brasil vende junto com a bomba injetora o registro e o manômetro. Estes dois acessórios são utilizados na regulagem da pressão. O registro deve ser instalado logo na saída de água da motobomba, e precisa ter a sua regulagem fixa (você fará o ajuste e não irá mais mexer nesse registro).

A regulagem da pressão da bomba injetora é muito simples de ser realizada. Primeiramente é necessário que seja feita a escorva da bomba e verificar se a água está estabilizada na tubulação (sem vazamentos). O segundo passo é fechar o registro logo na saída da bomba, e aí liga-la. Após ligar a motobomba com o registro fechado, você conseguirá fazer a leitura da pressão máxima de recalque através do manômetro. No terceiro passo, será necessário abrir lentamente o registro, e acompanhar a pressão que está sendo registrada no manômetro. Essa pressão cairá de forma gradativa à medida que o registro vai sendo aberto, até o momento em que o manômetro marcará uma queda brusca de pressão chegando a zero, indicando que a motobomba perdeu a escorva.

Este último valor de pressão registrado pelo manômetro é o valor de pressão mínima de trabalho da motobomba (10mca por exemplo – mas cada instalação terá uma pressão diferente). Você precisará fazer a escorva novamente, fechar totalmente o registro, e ligar novamente a bomba. Abra ele com calma, e deixe a abertura do registro cerca de 5mca acima do último valor de pressão antes da queda brusca (no exemplo de 10mca, o registro deve estar com a regulagem em 15mca). Reforçando que esse registro deverá ficar fixo nesta regulagem, e salientamos que essa regulagem varia de poço para poço.

A Lepono do Brasil possui em sua linha de produtos, dois modelos de motobombas injetoras, de 0,5 HP e de 1,0HP, bem como injetores de 3” e de 4”.