Qual a bomba ideal para a sua necessidade?

Motobombas são equipamentos utilizados quando há necessidade de mover determinado fluido de um local para outro. Dentre os diversos usos, os mais comuns são, abastecimento residencial e industrial, irrigação, drenagens, tratamentos de água e esgoto e pressurização.
Cada aplicação necessitará de um modelo especifico de motobomba, visando assim o melhor desempenho de cada modelo e consequentemente uma maior economia de energia.

Modelos de Bombas

Bombas de Superfície:
Bombas de superfície são motobombas que trabalham fora da água, possuem conexão de sucção (entrada de água), onde conecta-se o tubo que irá retirar a água do poço, ou cisterna, e a conexão de recalque (saída de água), onde conecta-se o tubo que irá encaminhar a água para a caixa d’água ou seus pontos de consumo.

Dentro desta classificação de motobombas, existem diversos modelos, alguns deles são:

Bomba centrifuga:
Motobombas centrifugas possuem alta vazão e são excelentes para o bombeamento de grandes volumes de água. A Lepono conta com uma linha de bombas centrifugas, com modelos chegando a 33m³/h.

Bomba periférica:
Motobombas periféricas possuem alta pressão e são excelentes para o bombeamento de água a longas distâncias. A Lepono conta com uma linha de bombas periféricas, com modelos chegando a 75mca.

Bomba autoaspirante/autoescorvante:
As bombas autoescorvantes e autoaspirantes retiram o ar da tubulação de sucção de forma automática, (deve se realizar a escorva no seu primeiro uso e nos posteriores a escorva é feita automaticamente). Os modelos de bomba autoaspirante trabalham com água limpa, já os modelos autoescorvantes fazem o bombeamento de água com sólidos em suspensão. Podem ser utilizadas para irrigações de pequeno porte, rebaixamento de lençol freático, entre outras aplicações.

Bomba multiestágio:
Bombas multiestágio são modelos de motobombas que possuem mais de um rotor, são aplicadas em instalações em que o ponto de captação e o ponto de recalque estão distantes, e que há uma necessidade maior de pressão.

Bomba injetora:
Bombas injetoras, possuem rotor centrifugo, e são aplicadas nos casos em que a altura de sucção é maior que 8 metros, e não é possível a utilização de uma motobomba centrifuga convencional. Este modelo de motobomba, precisa de um injetor para seu funcionamento, o qual é instalado ao final da tubulação que fica dentro do poço. A motobomba possui três conexões em seu corpo: conexão de recalque, de retorno para o injetor e de sucção.

Bomba submersa:
Bombas submersas são motobombas que trabalham totalmente dentro da água. São utilizadas para a captação de água em poços artesianos de grande profundidade. Por serem motobombas multiestágio, são motobombas que atingem grandes pressões, conseguindo retirar a água de dentro do poço e encaminhar para as mais diversas aplicações, como abastecimento residencial e industrial, na agricultura, etc. Para a instalação em poços artesianos, ou semi-artesianos, deve-se ficar atento para que o diâmetro da bomba tenha 1 medida comercial menor que a medida do diâmetro do poço.

Bomba submersível:
Bombas submersíveis são motobombas que trabalham dentro da água, são utilizadas em sua grande maioria para a drenagem, em diversas aplicações como esgotamento de água de enchentes e enxurradas, bombeamento de esgotos residenciais e industriais, drenagem de água nos processos de mineração, piscicultura, na construção civil, e entre outras aplicações.

Por que analisar bem a escolha da bomba de água?
A escolha de uma motobomba de forma correta ajudará a sua empresa ou residência a alcançar máxima eficácia, retornando economia de tempo e dinheiro. Um erro muito comum ao selecionar a motobomba, é pensar apenas no preço. Escolher o mais barato na grande maioria das vezes não será a melhor opção, pois o preço baixo pode significar componentes de maior fragilidade, de menor qualidade, a falta de alguns componentes de segurança, ou baixa eficiência de motor.

Portanto, o parâmetro mais importante a ser usado neste momento é a qualidade. É imprescindível ter um fornecedor de confiança, com bons prazos de garantia, com uma vasta rede de assistentes técnicos, equipe capacitada, marca conhecida, produtos de alto desempenho.
Cada tipo de utilização, necessitará de modelos específicos, a escolha adequada lhe garantirá um produto operando com o melhor desempenho e garantindo um menor custo.

Pesquise sobre sua aplicação, sobre os modelos mais adequados para aquele uso, verifique quem são os fabricantes deste produto, leve em consideração o atendimento, a qualidade dos produtos, os prazos de garantia, assistência técnica, suporte e reputação da marca, antes de concluir a sua compra.

Contamos com um sistema de dimensionamento em nosso site que irá lhe ajudar a escolher a bomba certa para sua necessidade. E caso você precise de auxílio na seleção do modelo, nos consulte, temos uma equipe comercial e técnica inteiramente a sua disposição para lhe auxiliar.